quarta-feira, 27 de agosto de 2014

HORTA ESCOLAR

PROJETO HORTA NA ESCOLA
1. Público Alvo
O projeto é direcionado à toda comunidade escolar da EMEF 29 de Setembro.

2. JUSTIFICATIVA

O espaço escolar já deixou de ter, há muito tempo, como objetivo a transmissão de conteúdos programáticos. Na escola, antes de tudo, prepara-se para vida.  E um dos aspectos que vem sendo trabalhado é a conscientização ambiental. Entende-se que ao desenvolver o comprometimento das crianças e jovens com o meio ambiente, também se está cuidando das relações humanas, que se traduzem no respeito para  consigo e para com o próximo.
Neste  contexto, a criação de uma horta no espaço escolar pode vir a ser um valioso instrumento educativo, que vai muito além do simples contato com a terra. Uma horta exige dedicação, empenho e cuidados diários. É necessário arar, adubar, plantar, regar, cuidar... é um exercício de paciência e perseverança antes de chegar à colheita.
Nelas o educador poderá trabalhar, além dos componentes curriculares de forma dinâmica e contextualizada, valores como o trabalho cooperativo e respeito para com o meio ambiente.
Além disso, o trabalho na terra constitui-se uma ótima atividade física, que proporciona contato com a natureza e a vida ao ar livre. O cultivo dos vegetais que serão consumidos no lanche dos alunos, também incentiva os bons hábitos alimentares e valoriza o consumo de alimentos frescos e naturais, que irão complementar a merenda  escolar e a alimentação de algumas famílias.
Outra ação que está ligada à organização da horta escolar é a organização de uma composteira, que irá produzir o fertilizante necessário para a horta, além de estimular o aproveitamento de resíduos do refeitório da escola. Neste contexto, um projeto de compostagem na escola é uma ótima forma de mostrar aos alunos na prática, uma maneira simples e eficaz  de diminuir a grande quantidade de lixo que geramos diariamente.
Este é um projeto em que os alunos estão envolvidos diretamente em todas as etapas de sua implantação, tais como: a seleção dos vegetais a serem plantados, a preparação da terra, os cuidados  com a horta e a colheita. Em sala de aula os professores irão organizar e acompanhar estas atividades, elaborando estratégias que permitam uma abordagem multidisciplinar dos conteúdos.

3. OBJETIVO GERAL
 Promover atividades didático-pedagógcas integradoras para todos os anos do Ensino fundamental e Educação Infantil utilizando a horta para promover a conscientização ambiental e valorização da alimentação saudável.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estimular atividades de educação ambiental;
Contribuir para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis;
Enriquecer a Merenda Escolar através da complementação alimentar nutricional com verduras e legumes da horta;
Utilizar a Horta Escolar com a finalidade educativa e diversificação de métodos para construir conhecimentos, ressaltando as atividades práticas e as experiências pessoais de forma interdisciplinar;
Incentivar  o aluno a ter espírito observador, levantar hipóteses, buscar soluções, registrar e comparar dados, elaborar resultados e concluí-los;
Estimular a valorização pessoal e social através do trabalho comunitário;
Resgatar junto à comunidade o hábito da produção de alimentos para autoconsumo;
Incentivar os alunos a reciclarem os resíduos produzidos na cantina escolar e em suas próprias casas; Apresentar aos alunos e a comunidade escolar o conceito de compostagem  como uma forma de tratamento do lixo orgânico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário